LABORATÓRIO VIRTUAL DE ASTRONOMIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA TERCEIRA LEI DE KEPLER

VIRTUAL ASTRONOMY LAB: DIDACTIC PROPOSAL FOR THE TEACHING OF PLANETARY CONFIGURATIONS IN CLASSROOM

  • Hualan Patrício Pacheco
  • Laffert Gomes Ferreira da Silva
  • Ana Maria de Lima Souza
  • Mirian Rodrigues Pedrosa
Palavras-chave: Ensino de Astronomia. Sequência Didática. Satélites Galileanos. Leis de Kepler.

Resumo

A utilização de laboratórios didáticos virtuais tem se tornado uma prática de grande valor ao ensino de diversos conteúdos, especialmente nas ciências, tendo em vista a flexibilidade que computadores e outras plataformas oferecem aos locais de ensino. Neste trabalho apresentamos uma proposta didática para tratar da terceira Lei de Kepler para o sistema formado por Júpiter e seus quatro satélites galileanos descobertos em 1609 pelo físico e matemático italiano Galileu Galilei. A atividade permite que sejam obtidos dados referentes ao período de revolução e o raio da órbita para cada um dos quatro satélites, bem como o cálculo da Constante de Kepler para este sistema. O Aplicativo utilizado nesta atividade é o Star walk 2, tendo em vista o fácil acesso através de lojas virtuais, manuseio simples e a disponibilidade para todas as plataformas de celulares. Os resultados que podem ser obtidos se aproximam bastante dos que são encontrados em diversas bibliografias, fazendo com que, ao ser utilizado em sala de aula, permita ao discente observar na prática virtual a maneira como os astrônomos realizavam suas observações e extração de dados.

Publicado
2021-04-01