LABORATÓRIO VIRTUAL DE ASTRONOMIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA TERCEIRA LEI DE KEPLER
VIRTUAL ASTRONOMY LAB: DIDACTIC PROPOSAL FOR THE TEACHING OF PLANETARY CONFIGURATIONS IN CLASSROOM
Resumo
A utilização de laboratórios didáticos virtuais tem se tornado uma prática de grande valor ao ensino de diversos conteúdos, especialmente nas ciências, tendo em vista a flexibilidade que computadores e outras plataformas oferecem aos locais de ensino. Neste trabalho apresentamos uma proposta didática para tratar da terceira Lei de Kepler para o sistema formado por Júpiter e seus quatro satélites galileanos descobertos em 1609 pelo físico e matemático italiano Galileu Galilei. A atividade permite que sejam obtidos dados referentes ao período de revolução e o raio da órbita para cada um dos quatro satélites, bem como o cálculo da Constante de Kepler para este sistema. O Aplicativo utilizado nesta atividade é o Star walk 2, tendo em vista o fácil acesso através de lojas virtuais, manuseio simples e a disponibilidade para todas as plataformas de celulares. Os resultados que podem ser obtidos se aproximam bastante dos que são encontrados em diversas bibliografias, fazendo com que, ao ser utilizado em sala de aula, permita ao discente observar na prática virtual a maneira como os astrônomos realizavam suas observações e extração de dados.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.