PESQUISA EM SALA DE AULA: RELATO DE ESTUDO SOBRE VACINAS DESENVOLVIDO COM ESTUDANTES DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

In-classroom Research: study report about vaccines with 7th grade students of an elementary school

  • Paola Cazzanelli
  • Valderez Marina do Rosário Lima
Palavras-chave: Vacinação; Educação em Saúde; Ensino de Ciências; Pesquisa em Sala de Aula

Resumo

Por meio de uma proposta de pesquisa em sala de aula como procedimento pedagógico, alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública situada ao sul do Brasil, elaboraram hipóteses sobre a ocorrência na diminuição de vacinações e buscaram respostas por meio da análise da situação vacinal dos colegas de escola, dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). O tema gerou curiosidade na turma devido aos crescentes casos de doenças imunopreveníveis no Brasil no ano de 2019. O presente estudo elucida a importância da educação em saúde no Ensino Básico e aponta a proposta baseada nos princípios da pesquisa em sala de aula como favorecedora da construção de conhecimento pelos alunos, não só sobre os conteúdos de educação em saúde, mas, ainda, sobre a contribuição da atividade para a formação de educandos críticos e preocupados com a comunidade da qual fazem parte.

Publicado
2021-03-31