SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE PEIXES EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO

Didactic Sequence for the Study of Fish in Middle School Tours

  • Kátia Valéria Wanderley de Sousa Silva
  • Luiz Augustinho de Menezes da Silva
Palavras-chave: Estratégias de ensino, Ensino de Zoologia, Protagonismo juvenil, TDIC

Resumo

O estudo zoológico utilizando várias abordagens de ensino pode aproximar aluno e professor do objetivo maior que constitui a aprendizagem. Eventuais dificuldades no processo de ensino-aprendizagem em Zoologia no ensino médio fortalecem a ideia de que os professores devem empenhar-se na elaboração de aulas observando as concepções dos alunos sobre determinados temas. Neste contexto buscou-se enfatizar o conhecimento sobre os peixes, a partir da aplicação de uma sequência didática que reuniu diferentes estratégias didáticas. Para avaliar o conhecimento dos alunos sobre os peixes foi aplicado um questionário de sondagem prévia, sendo este replicado ao final de toda a intervenção, bem como observações da professora e questionários ao final de cada estratégia para analisar sua eficácia. De acordo com os dados da pesquisa a aula prática de dissecação e o jogo didático Kahhot!apresentaram-se como as melhores estratégias didáticas avaliadas por 98% dos participantes. Sobre a análise do conhecimento de peixes, verificou-se na comparação dos questionários antes e depois da sequência, uma ampliaçãoem número de citações de nomes populares e de características de peixes evidenciando que houve aprendizado.Os resultados desta pesquisa foram promovidos para toda a comunidade escolar mediante produção de material didático protagonizado pelos alunos.

Publicado
2020-11-08