ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS ADAPTADAS PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA PARA DEFICIENTES VISUAIS
Methodological strategies adapted for Microbiology teaching for visually impaired
Resumo
O ensino de Microbiologia, subárea da Biologia que se dedica a estudar a vida microscópica, para estudantes deficientes visuais é bastante desafiadorpor ser a disciplina estritamente visual e prática. O objetivo deste estudo é apresentar alternativas metodológicas elaboradas para o ensino de Microbiologia na perspectiva da educação inclusiva. Foram elaborados materiais táteis em alto relevoe textos em braillepara a estudante, além de estimulada a participação de alunos-apoiadores (videntes) junto à estudante em aulas da disciplina. Para validação das estratégias utilizadas, foi realizada entrevista semiestruturada com estudante deficiente visual e um dos alunos-apoiadores. As percepções das estudantes foram bastante positivas em relação ao material produzido, ressaltando-se a importância do cuidado docente na elaboração de adaptações para estudante público-alvo da educação especial.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.