MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO APRENDIZADO DE ALUNOS COM AUTISMO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA

eaching Materials for Teaching Students Learning with Autism from Elementary School in Public School

  • Kellyane Karen Ferreira Aguiar Cesar
  • Laura Almeida de Oliveira
  • Lorena Gonçalves Araújo
  • Rita Maria Luz Freitas Soares
  • Cecília Regina Galdino Soares
Palavras-chave: Ensino –aprendizagem, Autismo, Inclusão

Resumo

A produção de materiais didáticos voltados para o aluno com autismo permite uma aproximação diferenciada do aluno com a disciplina que está aprendendo na escola, por meio de imagens, objetos e cores, visando o incentivo de suas habilidades cognitivas e motoras, favorecendo assim uma melhor aprendizagem do conteúdo abordado. O desenvolvimento de material educativo para a promoção da aprendizagem da pessoa com autismo abrange todas as ordens do desempenho humano, desde as tarefas básicas de autocuidado até o desempenho de atividades profissionais, buscando sempre à estimulação dos aspectos comunicacionais e de interação social do autista. Nesse sentido, o presente artigo teve como principal objetivo a elaboração de materiais didáticos que facilitassemo ensino –aprendizado de ciências para alunos com autismo no ensino fundamental. Os materiais “Conhecendo as partes da planta” e “Roleta dos Animais” foram planejados para facilitar o entendimento dos conteúdos pelo aluno, levando em consideração a durabilidade, adaptabilidade e fácil acesso. Os recursos didáticos mostraram-se adequados e eficazes para o ensino do conteúdo, uma vez que proporcionam ao aluno uma nova possibilidade de aprendizagem.

Publicado
2020-11-08