PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Fundamental Counting Principle: triggering learning situations for Basic Education
Resumo
Este artigo visa apresentar resultados de uma pesquisa cujo objetivo era analisar aorganização do ensino voltado ao Princípio Fundamental da Contagem em três momentos da Educação Básica, mais especificamente em turmas do 4.º e do 9.º anosdo Ensino Fundamental e outrado 2.º ano do Ensino Médio, em duas escolas públicas do município de Santa Maria/RS. Para contemplar esse objetivo, este trabalho baseou-se na proposta teórica e metodológica da AOE, cujos pressupostos estão ancorados na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria da Atividade. Foram realizados estudos para compreender o movimento lógico-histórico da Análise Combinatória –em especial sobre o Princípio Fundamental da Contagem –para, então, elaborar, organizar e desenvolver Situações Desencadeadoras de Aprendizagem. A partir da sistematização dos dados obtidosdurante a pesquisa, constataram-seindícios,por parte dos(as)alunos(as),da apropriação do conceito matemático trabalhado, o que leva a inferir sobre possibilidades de trabalhar com este conhecimento matemático nos três momentos de escolaridade (anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio),desde que respeitadas as especificidades da turma,no que diz respeito não só ao aprofundamento matemático,mas, principalmente, ao nível de desenvolvimento dos(as) alunos(as) eao contexto em que estão inseridos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.