ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA REALIZADA EM UM PROJETO DE TRABALHO
Scientific Literacy in Child Education: Analysis of a Proposal Carried out in a Work Project
Resumo
Neste artigo, analisa-se um Projeto de Trabalho em Ciências desenvolvido comuma turma da Educação Infantil em uma escola municipal da cidade de São Paulo, tendo como tema central “A aranha”. O objetivo desta pesquisa é contribuir para a compreensão do processo de Alfabetização Científica na Educação Infantil utilizando um Projeto de Trabalho. Como principais referenciais teóricos, destacamos a compreensão do conceito de Alfabetização Científica com base em Sasseron(2008), Miller (1983), dentre outros, e a organização do currículo por projetos de Hernández e Ventura (1998). Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma vez que contemplaa análise deum processo educativo que,por sua natureza,é complexo. A produçãode dados foi realizada em rodas de conversa com as crianças,posteriormentetranscritas e analisadas à luz de indicadores elaborados com base nos eixos da Alfabetização Científica. As evidências de Alfabetização Científica analisadas pelas conversas com as crianças apontam que,com crianças da Educação Infantil, é possível verificar o início de um processo de compreensão de termos e conceitos científicos,bem como de percepção das relações ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Conclui-se que dar voz à criança e possibilitar que seus conhecimentos espontâneosdialoguem com conhecimentos científicos em processos investigativos é um caminho favorável à promoçãodaAlfabetização Científica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.