LEITURA, METACOGNIÇÃO E ENSINO: APRENDIZAGENS COMPARTILHADAS EM PEQUENOS GRUPOS DURANTE AULAS DE FÍSICA
Reading, metacognition and teaching: shared learning in small groups during Physics classes
Resumo
O papel da leitura no ensino de ciências tem sido estudado por muitos pesquisadores a fim de se compreender seu potencial no ensino. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar como ocorre o ato de ler coletivamente no interior de um pequeno grupo de estudantes, durante aulas deFísica do nível médio, tendo como foco osprocessos metacognitivos associados às atividades desenvolvidas pelos alunos, que podem favorecer compreensões sobre os temas abordados e sobre os próprios processos de aprendizagem. Assim, foram considerados comofundamentação teórica estudos sobre relações entre leitura e metacognição. Foram analisados, de forma inter-relacionada, dois momentos em que ler foi uma atividade central para atender a demanda da tarefa solicitada pelo professor: a resolução coletiva deum problema de Calorimetria e a leitura, também coletiva, de um textohistórico sobre natureza do calor.A produção de dados ocorreu principalmente com a utilização de vídeos e de observações de aulas. Os alunos investigados explicitaram suas dificuldadese desenvolveram estratégias para superar os problemas de compreensão e acompanhamento da leitura coletiva. Identificou-se também que os alunos utilizaram diferentes modos de ler coletivamente. Conclui-se que professores e futuros professores de Física devem problematizar a realização de atividadesem pequeno grupo nas quais ocorrem leituras, pois as formas de ler em pequeno grupo influenciam fortemente a participação dos alunos, sua interação com os colegas e a resolução das tarefas propostas pelo docente.Assim, os resultados apontam que atividades de leitura podem ser orientadas para o aprofundamento de conhecimentos metacognitivos e de aprendizagens compartilhadas em sala de aula.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.