LETRAMENTO ESTATÍSTICO: COMPREENSÃO GRÁFICA PORMEIO DE UM JOGO CONTEXTUALIZADO AO TEMA HÁBITO ALIMENTAR
Statistical Literacy: graphic comprehension through a game contextualized to eating strategies theme
Resumo
Este trabalho teve por objetivo analisar os níveis de compreensão gráfica mobilizados por alunos do ensino fundamental utilizando a aplicação de um jogo de “Caça ao Tesouro”, propiciando a construção de conhecimentos sobre conteúdos estatísticos. Para a análise utilizou-se como referencial teórico a Teoria das Situações Didáticas e como referenciais metodológicos utilizaram-se os níveis de entendimento gráfico de Curcio e a Engenharia Didática. Os dados foram obtidos por meio de observações e gravações de áudios dos alunos participantes durante os encontros. Constatou-se que todos os grupos de alunos vivenciaram as três fases de uma situação adidática e que mobilizaram os dois primeiros níveis de compreensão gráfica.Por meio da atividade lúdica, os alunos participantes se mostraram bastantes ativos e assim puderam ter um êxito maior na elaboração e interpretação dos gráficos. Desta forma, cabe a discussão sobre o uso de atividades no processo de ensino e aprendizagem que trabalhem no processo de construção eanálises gráficas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.