A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA INVESTIGATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE FÍSICA
Mathematical Modeling as an Investigative tool in Physical Teaching and Learning Processes
Resumo
Este trabalho utilizou-se da Modelagem Matemática como metodologia didática para os processos de ensino e de aprendizagem em Física, visandoobservarpontos positivos e negativos dessa estratégia em sala de aula. Assim, foi utilizada uma abordagem de cunho qualitativo do tipo pesquisa exploratória, visando investigar como uma situação real do cotidiano pode ser descrita através de mecanismos matemáticos e interpretações fundamentadas em conceitos físicos. Logo, observou-se que o desenvolvimento de atividades investigativas proporcionam a construção de conhecimentos. Desta forma, espera-se que a Modelagem Matemática ganhe cada vez mais espaço no ambienteda sala de aula conversando de forma interdisciplinar com as ciências, tendo em vista que essa ferramenta pode ser trabalhada por diferentes perspectivas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.