A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA INVESTIGATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE FÍSICA

Mathematical Modeling as an Investigative tool in Physical Teaching and Learning Processes

  • Nayara França Alves
  • Marcia Jussara Hepp Rehfeldt
  • Italo Gabriel Neide
Palavras-chave: Modelagem Matemática, Ensino de Física, Atividade Investigativa., Aprendizagem

Resumo

Este trabalho utilizou-se da Modelagem Matemática como metodologia didática para os processos de ensino e de aprendizagem em Física, visandoobservarpontos positivos e negativos dessa estratégia em sala de aula. Assim, foi utilizada uma abordagem de cunho qualitativo do tipo pesquisa exploratória, visando investigar como uma situação real do cotidiano pode ser descrita através de mecanismos matemáticos e interpretações fundamentadas em conceitos físicos. Logo, observou-se que o desenvolvimento de atividades investigativas proporcionam a construção de conhecimentos. Desta forma, espera-se que a Modelagem Matemática ganhe cada vez mais espaço no ambienteda sala de aula conversando de forma interdisciplinar com as ciências, tendo em vista que essa ferramenta pode ser trabalhada por diferentes perspectivas.

Publicado
2020-11-08