GAMIFICAÇÃO DE UM PERCURSO METODOLÓGICO: O CONTRIBUTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ELETROSTÁTICA
Gamification of a methodological path: the contribution of learning objects in electrostatic teaching
Resumo
O objetivo desta pesquisa é descrever os processos para a gamificação de um percurso metodológico com suporte de Objetos de Aprendizagem (OA), implementado no ensino conceitual de eletricidade estática. Como evidenciado em algumas pesquisas, a gamificação no ensino pode alterar o nível de motivação, engajamento e comprometimento dos alunos ao se manusear elementos de game como a obtenção de feedbacks imediatos, pontuação, níveis, objetivos, recompensas, entre outros. Para tanto, realizou-se uma aplicação baseando-se nos passos metodológicos da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com alunos do Ensino Médio. Ao verificar o ganho normalizado de aprendizagem e avaliação desta unidade de ensino através do teste de Hake, obteve-se o valor de g= 0,57, tal resultado é relevante ao se comparar com os outros resultados na literatura. A implementação de uma metodologia de ensino gamificado pode ter sido um dos principais motivos para a diferença de gem comparação com resultados identificados na literatura.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.