EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS COM A PRODUÇÃO DE CORDÉIS A PARTIR DE TEMAS DE FÍSICA
Didactic experiments with the production of cordeis from subject of Physics
Resumo
Esse estudo apontou possibilidades metodológicas emergentes da produção de cordéis científicos no contexto das práticas de ensino de Física. Teve porobjetivos: identificar as potencialidades didáticas das vivências emum dos módulos de uma disciplina ofertada paraprofessores de Física no Programa de Pós-graduaçãoem Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande(PPGEC/FURG); descrever as repercussões desse módulono contexto das práticas pedagógicas de dois professores de Física da Educação Básica que participaramdesse componente curricular; e apontar os limites e possibilidades da produção decordéis em aulas de Física.Esse estudo se amparouno referencial metodológico da pesquisa-formação. Como resultados, observa-se a descrição e análise de três experiências: a experiência com o módulo “Cordel no ensino de Física”; a experiência de produção de cordéis como estratégia de avaliação da aprendizagem junto a estudantes do ensino médio de uma escola pública da capital alagoana; e a experiência de produção de cordéis numa oficina didática com estudantes do ensino médio de uma escola pública de uma cidade doagrestealagoano.Participaram da primeira experiência 18 professores de Física. Desses, 14 produziramcordéisindividualmente. A segunda experiência contou com a participação de 60 estudantes do Ensino Médio, organizados em grupos de cinco componentes, e apontou a produção decordéis comoalternativa para avaliação da aprendizagem. Dessa experiência resultaram 12 cordéis. A terceira experiência se deu no contexto de uma oficina didática. Nessa,8 estudantes se organizaram em doisgrupos e produziramdoiscordéis.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.