ELEMENTOS ESSENCIAIS QUE CONSTITUEM A ESTRUTURA DE UM MAPA CONCEITUAL: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA SOBRE O CONCEITO DE ENERGIAE ATIVIDADES DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL
Essential elements that constitute the structure of a conceptual map: an exploratory research on the concept of energy and residential automation activities
Resumo
Este artigo se refere aosresultados alcançados com a análise qualitativa de uma proposta de ensino doconceito de Energia desenvolvida como estudo exploratório para detectar possíveis falhas em um projeto de pesquisa de doutorado em Ensino. Metodologicamenteo trabalho foi organizadode acordo com aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativade Ausubel, iniciado com um pré-testeque serviu posteriormentede organizador prévio, em seguida foramdesenvolvidas as atividades de automação residencial, logo depoisfoi realizado um minicurso a respeito dos mapas conceituais incluindo o manuseio dosoftwareCmaptools, depoisdisso os alunos elaboraramos mapas conceituaisfinais de acordo com as aulas que tiveram e as atividades que realizaram(o foco principal deste artigo é apresentar a análise destes mapas conceituais), finalmente eles responderam uma entrevista na forma de questionário semiestruturadona Plataforma Google Classroom com o objetivo de verificar seu ponto de vista a respeitodos recursos didáticos utilizados no processo de aprendizagem. Vinte e cinco alunos do 3º ano do Ensino Médiodo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins foram os participantes desta pesquisa. De modo geral, afirma-seque, de acordo com o que foi analisado, os alunos compreenderam quais são os elementos fundamentais que caracterizam a estrutura básica de um mapa conceitual, no entanto sente-se a necessidade de que alguns destes elementos sejam abordados novamente em outras ocasiões durante o desenvolvimento do projeto principal, para que assim os alunos possam se sentir mais preparados e confiantes na elaboração de novos mapas conceituais. A realização do estudo exploratório foi consideradafundamental, pois permitiu que os pesquisadores identificassem as fragilidades e potencialidades do projeto de pesquisa, possibilitandoassim, a realização de ajustes importantes de acordo com as características da Teoria da Aprendizagem Significativa e dos mapas conceituaisde Novak.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.