SIMULAÇÃO COMPUTACIONALNO ENSINO DE QUÍMICA: O USO DO PROGRAMA AVOGADRO®COMO FERRAMENTA AUXILIARNO ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS
Computer Simulation In Chemical Teaching:The Use Of The Avogadro®Program As Aid Tool In Chemical Teaching
Resumo
Esse trabalho, realizado com estudantes do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste, teve como foco, a experimentação computacional no ensino de química. A pesquisa apresenta um cunho qualitativo e foi realizada com estudantesmatriculados nas disciplinas de Físico-química I e Fisico-química II. A proposta da pesquisa é relatar e analisar o uso doprograma Avogadro®, como ferramenta tecnológica para o auxílio de professores no processo de ensino, em conteúdos de química, por meio da construção de estruturas moleculares, cujas propriedades dessas substâncias serão apresentadas pelo próprio programa, e interpretadas junto com o professor pesquisador. Nessa pesquisa, para obter resultados acerca da proposta, foi trabalhada uma oficina “Ligações Químicas: Explicando Fenômenos e Conceitos Através do Programa Avogadro®”, naqual, através do programa computacional foiabordadoo conteúdo de Ligações Químicas na tentativa de corrigir deficitsremanescentesde práticas docentes tradicionais. Para a coleta e análise de dados foi utilizado,como instrumento, questionários impressos e formulários on-line.Por fim, foi notório o avanço cognitivo dos estudantes ao utilizarem a ferramenta, visto que a análise dos dados apresentaram uma crescente nos resultados das ultimas avaliações, se comparados com as avaliações iniciais. Tendo em vista os mesmos níveis de perguntas em todas as etapas da coleta de dados.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.