UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA TRABALHAR TEORIA ATÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
A playful approach to teachingatomic theory in elementaryschool
Resumo
O artigo apresenta uma intervenção pedagógica em turmas do nono ano do ensino fundamental,envolvendo teoria atômica. Foi desenvolvida a partir de uma sequência didática (SD),contendo atividades lúdicas,utilizando como recurso didático texto literário, jogo e vídeo. A pesquisa,de natureza qualitativa,envolveu um estudo de caso que compreendeu análise da gravaçãodas aulas, dos materiais desenvolvidos pelos alunos e do diário de aula. Na primeira etapa da SD,houvea leitura e o debate de um texto,com posterior montagem de um jogo de quebra-cabeça, com o objetivo de identificar as concepções dos alunos sobre o átomo e apresentar como ocorreu sua definição pelos filósofos gregos. A segunda etapa teve como foco o uso de um vídeo para abordar o histórico e as características dos modelos atômicos. Já na terceira etapa,um vídeo foi usado para apresentar características de átomos de um mesmo elemento químico, finalizando com a organização de mapas conceituais que envolviam conceitos trabalhados nas etapas como forma de avaliar a aprendizagem.Ao final da SD,percebeu-se que os principais conceitos abordados foram compreendidos pelos alunos e que as atividades foram bem aceitas e desenvolvidas de forma colaborativa com a constante interação e troca de informações.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.