CONCEITOS MODERNOS PROPELIDOS POR JOGOS PEDAGÓGICOS EM UM PANO DE FUNDO CLÁSSICO: UEPS SOBRE A INTERAÇÃO DAS RADIAÇÕES COM A MATÉRIA
Modern concepts stimulated by pedagogical games on a classic background: PMTU on the interaction of radiations with matter
Resumo
Na esteira das discussões acerca da introdução de temáticas ligadas à Física Moderna e Contemporânea (FMC) na Escola Básica, diante da constatação de que atualmente a necessidade dessa inserção no currículo escolar não mais é alvo de questionamentos, nem mesmo são ostópicos a especificamente priorizar face à abundância de assuntos de estudo,mas ainda importa prescrever a forma como estes devem ser abordados em sala de aula,apresentamos este trabalho, o qual consistenorecorte de umadissertação de mestrado produzida no âmbito do programa MNPEF. Eletempor propósito (a) tecer considerações a respeito da forma pela qual conceitos próprios à FMCpodem ser tratados no Ensino Médio (EM); (b) ilustrar esta ideia por via da abordagem de um tema particular, nomeadamente a interação das radiações eletromagnéticas com a matéria; (c) construir e discutir a implementação de uma sequência didática associada a este tema em uma turma da 2º série do EMde uma escola públicaem que se fez uso de jogos pedagógicos como apoio ao processo de ensino-aprendizagem; e(d)expor e analisar os resultados da implementação da sequência didática quanto a suaefetividade no que se refere à capacidade de despertar o interesse dos alunos e proporcioná-los conhecimento minimamente sólido e coerente acerca dos processos fundamentais abordados. Não obstante os entraves casuais ligados a paralisações esporádicas de parte do transporteescolar durante a fase de aplicação, o contínuo progresso apresentado pelos alunos ao longo das avaliações diagnósticas aponta de maneira indisputável para a ocorrência de aprendizagem significativa. Todo o trabalho está respaldado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, particularmente em seus refinamentos trazidos à tona por Marco Antônio Moreira por meio das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas(UEPS).
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.