PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES E CONDIÇÕES DE FLUTUAÇÃO EM ESTAÇÕES LABORATORIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Archimedes'principleand buoyancy conditions in middle school lab stations
Resumo
Este artigo descreve e analisa um conjunto de estações experimentais concebidas para ajudar os alunos na compreensão do Princípio de Arquimedes e das condições de flutuação. Estas estações foram implementadas em duas escolas portuguesas do Ensino Fundamentale constituem parte de um módulo didático, construído com base em indicadores de estudos internacionais sobre o tema. Os professores envolvidos no projeto tiveram formação sobre o módulo desenvolvido. Para avaliar a eficácia do módulo, os alunos realizaram um questionário de 24 questões antes e após a sua implementação. Os resultados sugeremque as estações laboratoriais foram importantes no combate às concepções alternativas, mas insuficientes no que respeita à aplicação da Segunda Lei de Newton no contexto do Princípio de Arquimedes e condições de flutuação.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.