MÉTODO TRADICIONAL E ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DE ESCOLA RURAL DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA

Traditional Method and Playing Strategies in Biological Teaching for Rural School Students in Santarém-PA

  • Rômulo Jorge Batista Pereira
  • Marcia Mourão Ramos Azevedo
  • Emilly Thaís Feitosa Sousa
  • Adriane Xavier Hage
Palavras-chave: Construção do conhecimento, Ensino-aprendizagem, Lúdico

Resumo

O ensino de Biologia, de modo geral, é realizado através da prática tradicional, onde o professor é o transmissor do conhecimento,em que na maioria das vezes os alunos apenas ouvem e memorizamas informações, tornando-se um aprendizado mecânico, o que por vezes,pode comprometer a compreensão do assunto pelos alunos. O uso de estratégia lúdica durante as aulas,incluindo jogos, brincadeiras e demais atividades (de caráter pedagógico/didático) que propiciem um espaço de integração, motivação e prazer, poderá despertar a criatividade, a percepção e a atenção, contribuindo para que o aluno construa o seu conhecimento e suas habilidades.Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o método tradicional, o método tradicional/estratégia lúdica e a estratégia lúdica no ensino de Biologia em escola rural, no turno noturno, do município de Santarém-PA. O tema escolhido, de acordo com o plano de ensino, foi “Fotossíntese”.No método tradicional, a aula foi teórico-explicativa com o auxílio de livro texto e quadro branco; o método tradicional/estratégia lúdica consistiuem mesclar o método tradicional e a estratégia lúdica, no qual inicialmente ocorreuuma aula teórico-explicativa,seguidada atividade lúdica “Trilha fotossintética”; e na estratégia lúdica, utilizaram as atividades lúdicas, flor confeccionada em E.V.A.e a “Cruzadinha fotossintética”, sem a abordagem teórica precedente do conteúdo.Os resultados revelam que houve melhor contribuição do método tradicional/estratégia lúdica em relação ao método tradicional e a estratégia lúdicano processo de ensino aprendizagem dos alunos.

Publicado
2020-11-04