UMA APLICAÇÃO DA CONCEPÇÃO ADAPTATIVA DO LABORATÓRIO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA
An application of the adaptive conception of the didactic laboratory in Physics teaching
Resumo
Neste artigo trazemos os resultados de uma investigação sobre a função do experimento no ensino de Física, no Ensino Médio, a partir da aplicação da concepção adaptativa de laboratório didático. Foram realizadas duas atividades experimentais em sala de aula: a primeira tratava da lei de Hooke e a segunda do movimento de um corpo com atrito. As atividades foram desenvolvidas em quatro etapas: realização prévia dos experimentos pelos monitores (estudantes do Ensino Médio); planejamento da aula experimental; execução do experimento em sala de aula; discussões pós-aula. Todas as etapas foram gravadas em vídeo, posteriormente, transcritas e interpretadas considerando os procedimentos analíticos indicados pela Análise Textual Discursiva. Os diálogos estabelecidos entre o professor e os monitores foram analisados com base em quatro funções principais do experimento no ensino de Física assumidas por categorias a priori: fenomenológica; ajuste de fatos; articulação da teoria; detecção e reconhecimento de anomalias, tendo sido o ajuste de fatos e a articulação da teoria no que diz respeito a medições, as categorias com maior incidência.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.