CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA: UMESTUDO PILOTONO ENSINO DE MECÂNICA QUÂNTICA
Historical Contextualization: a pilot studyin teaching of Quantum Mechanics
Resumo
O presente artigo apresenta uma proposta didática implementada em curso de Licenciatura em Física sobre Mecânica Quântica (MQ) com abordagem contextualizada por meio da História e Filosofia da Ciência (HFC) e da teoria sociointeracionista de Vygotsky. O objetivo é compreender quais as contribuições da utilização didática da HFC para compreensão conceitualda MQ pelos estudantes. Com mediação do professor e leitura de textos originais de cientistas buscamos estabelecer momentos dialógicos e de análise textual para posterior avaliação. A avaliação das atividades dos estudantes deu-se com adoção da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). Os resultados da pesquisa apontam que, apesar de certas dificuldades, a HFC exerceu papel importante no processo de ensino,uma vez que promovem ricas trocas histórico-conceitual, as quais são fundamentais para que estudantes prossigam com aprendizagem. No entanto, lacunas importantes em relação a aspectos conceituais básicos de MQ e decorrentes da elaboração da proposta didática precisam ser sanadas. Trata-se de uma investigação qualitativa empírica estruturada nas quatro fases da Engenharia Didática de Artigue.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.