ESTUDO DE CASO E APRENDIZAGEM COOPERATIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A case study and cooperative learning: contributions to develop critical thinking in basic education
Resumo
Na sociedade contemporânea, são muitos os agentes queinfluenciam de forma substancial as decisões dos cidadãos, fazendo com que o pensamento crítico se apresente como uma habilidade valiosa a ser desenvolvida. Dentre as metodologias capazes de fomentar a promoção do pensamento crítico está a que se pauta na aplicação de estudos de caso em ambientes de ensino.O presente trabalho tem como objetivo investigar a contribuição de uma experiência construída em aulas de Ciências para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, na qual foi feito uso do estudo de caso O Padeiro Atrapalhado associado à estratégia cooperativa jigsaw. Para tanto, indicadores de pensamento crítico foram determinados na etapa inicial e finalda atividade didática. A análise dos dados mostra que ocorreu melhoria nos indicadores de pensamento crítico, com destaque para os indicadores Associação de Ideias e Avaliação Crítica. Tendo em vista o exposto, foi possível concluir que a adoção de estudos de caso, aliada a atividades cooperativas, especialmente aquelas no formato jigsaw, favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, sendo adequada ao contexto do ensino básico de Ciências.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.