ASPECTOS COGNITIVOS EM AULAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

Cognitive aspects in classes with Mathematical Modeling in the discipline Differential and Integral Calculus

  • Karina Alessandra Pessoa da Silva
Palavras-chave: Modelagem Matemática, Aspectos Cognitivos, Cálculo Diferencial e Integral

Resumo

Neste artigo apresentamos uma investigação realizada com o intuito de evidenciar aspectos cognitivos nos signos produzidos pelos alunos em uma atividade de modelagem matemática desenvolvida em aulas regulares de uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1. Para isso, nos apoiamos no entendimento da modelagem matemática enquanto alternativa pedagógica e nos aportes teóricos da semiótica enquanto ciência dos signos. A atividade que analisamos foi desenvolvida em sala de aula e as discussões que empreendemos são subsidiadas pelos signos produzidos por um dos grupos de alunos do primeiro período de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal do estado do Paraná. Por meio da variedade de signos produzidos pelos alunos no desenvolvimento da atividade inferimos que conhecimentos matemáticos da disciplina e conhecimentos químicos foram articulados.

Publicado
2020-10-20