CONCEPÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DE TABULEIRO BASEADO NA EVOLUÇÃO DOS VERTEBRADOS COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TEORIA DA EVOLUÇÃO
Design and application of board game based on the evolution of vertebrates as a facilitator in the teaching and learning process of the theory of evolution
Resumo
O ensino da evolução nas salas de aula é essencial para a compreensão dos alunos sobre a dinâmica do mundo natural. O presente estudo teve como objetivo projetar, implementar e analisar a eficácia do jogo de tabuleiro intitulado "A evolução dos Vertebrados" como um facilitador para organizar as informações fornecidas em um quadro conceitual relacionado à evolução animal, trabalhando os principais aspectos da evolução dos cinco principais grupos de animais: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Foi realizada pesquisa quantitativa e qualitativa, através da utilização de questionários antes e depois da aplicação do jogo. A análise foi realizada com 140 estudantes do terceiro ano do segundo grau de duas escolas públicas da cidade de Imperatriz-MA, Brasil. A amostra foi calculada com base na fórmula de populações infinitas para comparação de dois grupos pareados de acordo com as variáveis quantitativas, e as notas avaliadas por meio do teste de Wilcoxon não paramétrico T e do qui-quadrado de McNemar. Podemos considerar o jogo concebido e aplicado como um facilitador no ensino da evolução dos vertebrados, uma vez que a proporção de respostas corretas aumentou depois que os estudantes utilizaram o jogo. Além disso, a atividade de jogar criou uma interação e uma atmosfera descontraída que pode ter contribuído para uma melhor compreensão do assunto.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.