JOGO DIDÁTICO “SÍNTESE PROTEICA” PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA CELULAR

Didatic Game "Protein Synthesis" In Order To Promote Learning In Cell Biology

  • Maria Izabel Gallão
  • Naele Coelho da Rocha
  • Bianca Vasconcelos
  • Jeniffer Colares Maia
  • Diego Adaylano Monteiro Rodrigues
  • Denise Cavalcante Hissa
Palavras-chave: Ludicidade, Síntese de proteínas, Recurso didático, Biologia Celular, Ensino de Biologia

Resumo

Este relato de experiência descreve e discute uma estratégia educativa desenvolvida para a disciplina de Biologia Celular Geral da Universidade Federal do Ceará. Tendo em vista a complexidade do conteúdo "Ribossomos e Síntese de Proteínas", com conceitos e fenômenos que escapam a percepção sensorial dos alunos, o atual trabalho propõem a elaboração e aplicação de um jogo didático que possa facilitar a aprendizagem dos alunos. Esse estudo descreve as motivações que apoiaram a criação do recurso "Síntese Proteica", bem como sua elaboração e aplicação em sala. Ainda, debate sobre o uso do jogo como um instrumento de aprendizagem e mostra que o mesmo potencializou o ganho de conhecimento no processo ensino-aprendizagem, aliando a aprendizagem ao prazer.

Publicado
2020-10-20