CONSTRUÇÃO DE MODELOS MOLECULARES COM MATERIAL ALTERNATIVO E SUA APLICAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA

Constructions of molecular models with alternative material and its application in chemistry class

  • Tainá Souza Silva
  • João Jarllys Nóbrega de Souza
  • José Rodrigues de Carvalho Filho
Palavras-chave: Modelos moleculares, Ensino de química, Geometria molecular, Estereoisomeria

Resumo

Muitos estudantes terminam o ensino médio sem ter uma visualização espacial de moléculas, vendo estas como estruturas planas. Esta visão começa desde que os alunos iniciam o estudo de geometria molecular e se estende para os demais conteúdos que necessitam de uma percepção tridimensional das moléculas, entre eles, a estereoisomeria, vista na química orgânica. Associando essa dificuldade na visualização espacial com a falta de materiais didáticos que ajudem no processo de ensino-aprendizagem e na construção de modelos mentais por parte do aluno, o presente trabalho buscou contribuir de forma direta nessa problemática através da confecção de modelos moleculares tridimensionais, reutilizando materiais encontrados no cotidiano, e da aplicação destes em sala de aula para avaliar sua influência na aprendizagem de química do ensino médio e superior, nos conteúdos de geometria molecular e estereoisomeria.

Publicado
2020-10-20