CONSTRUÇÃO DE MODELOS MOLECULARES COM MATERIAL ALTERNATIVO E SUA APLICAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA
Constructions of molecular models with alternative material and its application in chemistry class
Resumo
Muitos estudantes terminam o ensino médio sem ter uma visualização espacial de moléculas, vendo estas como estruturas planas. Esta visão começa desde que os alunos iniciam o estudo de geometria molecular e se estende para os demais conteúdos que necessitam de uma percepção tridimensional das moléculas, entre eles, a estereoisomeria, vista na química orgânica. Associando essa dificuldade na visualização espacial com a falta de materiais didáticos que ajudem no processo de ensino-aprendizagem e na construção de modelos mentais por parte do aluno, o presente trabalho buscou contribuir de forma direta nessa problemática através da confecção de modelos moleculares tridimensionais, reutilizando materiais encontrados no cotidiano, e da aplicação destes em sala de aula para avaliar sua influência na aprendizagem de química do ensino médio e superior, nos conteúdos de geometria molecular e estereoisomeria.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.