OBSERVAÇÃO INCLUSIVA: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Inclusive Look: The Use Of The Assistive Technology In Experimentation In Chemistry Education
Resumo
Experimentos geram informações que normalmente são coletados pelo sentido visual, como medidas de massa e volume. Essas atividades são consideradas problemáticas para os deficientes visuais por utilizarmos, geralmente, a visão como ferramenta de mensura. A Tecnologia Assistiva pode ser uma alternativa para neutralizar as barreiras originadas da deficiência, proporcionando mais independência para o desenvolvimento desses alunos, que participam ativamente na realização dos experimentos. Esta investigação versa sobre o uso de tecnologia assistiva para o preparo de misturas e discussão de seu conceito numa Instituição de Apoio ao Deficiente Visual. Ela contém elementos da pesquisa-ação, pois nasceu de uma necessidade da prática: ensinar química para deficientes visuais por meio de experimentos. Nossos resultados apontam que deficientes visuais participam dos experimentos e organizam seus conhecimentos como qualquer vidente, desde que sejam conduzidos em práticas investigativas considerando suas características.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.