O USO DE SOFTWARE DE REPRESENTAÇÃO MOLECULAR EM 3D COMO MATERIAL DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA

The Use Of Software Of Molecular Representation In 3d As An Interdisciplinary Teaching Material For Chemistry Education

  • Cleberson Souza da Silva
  • Ernani Viana de Souza Júnior
  • Diego Arantes Teixeira Pires
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Enfoque CTS, Software Educacional

Resumo

Atualmente paira sobre a área de Ciências Naturais, e principalmente na disciplina de Química, uma grande preocupação com relação ao processo de ensino-aprendizagem de conceitos científicos pelos alunos, tanto do ensino médio, quanto da graduação. Uma saída por parte dos estudiosos da Educação Química para sanar essa problemática têm sido desenvolver e apontar materiais didáticos baseados em Novas Tecnologias para incrementar a metodologia das aulas ministradas pelos professores de Ciências. Alguns desses materiais didáticos, que podem contribuir com o êxito do processo de ensino-aprendizagem, são os softwares educacionais, que auxiliam o professor a tornarem suas aulas mais interessantes, didáticas e dinâmicas. Neste trabalho realizou-se uma investigação com um software de representação de estruturas moleculares em três dimensões com alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública do interior de Goiás e constatou-se que o software pode ajudar os alunos a compreender melhor as representações das geometrias de algumas moléculas.

Publicado
2020-10-20