QUANDO OS EDUCANDOS TRANSFORMAM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UM ATOR-REDE. MOVIMENTOS DE TRANSLAÇÃO ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

When students become a didactic sequence in an actor-network. Translations between science, technology, society and environment in youth`s and adult`s education

  • Francisco Ângelo Coutinho
  • Victor Marcondes de Freitas Santos
  • Ana Cláudia Reis Amaral
  • Magno Inácio dos Santos
  • Fábio Augusto Rodrigues e Silva
  • Analise de Jesus da Silva
Palavras-chave: Ensino de ciências, educação de jovens e adulto, abordagem CTSA, antropoceno, teoria ator-rede

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma aula na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). A aula faz parte de uma sequência didática sobre as controvérsias em torno da proposta do antropoceno como uma nova idade geológica. Nossa intenção foi utilizar o conceito de antropoceno como um nexo capaz de congregar os componentes ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e, deste modo, contextualizar os conteúdos científicos para os educandos da EJA. A análise mostrou que, a partir da aula sobre história da Terra e da vida na Terra, esta é uma experiência didática capaz de caracterizar algumas especificidades dos educandos e das aulas na EJA. Ao final, propomos entender estas aulas mais como um ator-rede do que como um acontecimento linear. Deixamos ainda algumas questões que necessitam de aprofundamento e desdobramentos.

 
Publicado
2020-10-17