HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM QUATRO ESTUDOS: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO DE CIÊNCIAS
History of science in four studies: a proposal for teacher training in science education
Resumo
O presente trabalho objetiva apresentar uma análise sobre investigações acerca de como os professores de ciências vêm assumindo a interdisciplinaridade em sua prática pedagógica. O estudo foi desenvolvido na cidade de São Luiz Gonzaga/RS, com a participação de professores do Ensino Fundamental que atuam nas disciplinas de ciências. Apresenta-se uma reflexão teórica sobre o ensino de ciências – no sentido dos avanços e evoluções da sociedade atual em relação ao conteúdo trabalhado em aula –, a interdisciplinaridade – no sentido de ser uma estratégia metodológica para a superação do ensino fragmentado – e a prática dos professores hoje. Os dados coletados referem-se a respostas a entrevistas semi-estruturadas aplicadas aos sujeitos, analisados sob uma perspectiva qualitativa e utilizando-se a análise textual discursiva como marco metodológico. Por meio das análises realizadas, os resultados mostram que as concepções dos professores sobre a prática interdisciplinar é considerada como uma estratégia positiva no processo de ensino-aprendizagem das ciências, porém os discursos revelam as dificuldades enfrentadas pelos docentes no entorno escolar que remetem a problemas historicamente relacionados às condições de trabalho do professorado, assim como a deficiência formativa para pensar práticas pedagógicas inovadoras.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.