CIÊNCIAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL

Sciences and science education in Brazil

  • Adriana Stefanello Somavilla
  • Reginaldo Aparecido Zara
Palavras-chave: ciência, ensino de ciências, educação científica

Resumo

Esse artigo apresenta alguns pontos sobre a ciência, propondo um breve resgate sobre a história da ciência, sobre o trabalho e espírito científico. Propõe-se a discutir questões atuais quanto ao ensino de ciências, estando implícitos aspectos históricos, didáticos e também epistemológicos. Nesse sentido, sugere um repensar do futuro da educação científica, relacionando com a formação inicial e continuada dos professores da área de ciências e pedagogia. Além disso, utiliza como indicador os resultados da prova de ciências do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), realizada em 2006, identificando os possíveis fatores explicativos do desempenho dos jovens brasileiros nessa avaliação. Nessa direção, há um destaque também para a inserção da ciência desde as séries iniciais e os impasses na formação inicial dos professores de ciências na infância. Por fim, o ensino de ciências está associado às necessidades dos cidadãos, e nessa perspectiva, é preciso que haja um fortalecimento da educação científica de qualidade em todos os níveis de ensino.

Publicado
2020-10-17