A PEÇA DIDÁTICA DE BRECHT COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O CASO GALILEU

The Brechtian Didatic Theatrical Piece as a Tool for Scientific Popularization: the Galileo Case

  • Rodrigo Baldow
  • Jenner Barretto Bastos Filho
Palavras-chave: Ensino de Física, Teatro Científico, Peça Didática de Brecht

Resumo

Nessa pesquisa foi elaborado um texto teatral o qual aborda um momento da História da Ciência conhecido como O Caso Galileu. Este episódio tornou-se relevante no desenvolvimento da Ciência. Na produção escrita da peça intitulada “A Matuta e O Caso Galileu” utilizamo-nos de referenciais teóricos sobre a vida e a obra de Galileu Galilei como Geymonat (1997), Reston Jr (1995), Koyré (2009), Drake (1981), Banfi (1949), Santillana (1960), Redondi (1990) e Shea (1973), assim como discutimos assuntos relacionados à revolução científica como Cohen (1967) e Smith (1973) e obras de Galileu Galilei (2004; 2009a; 2009b) e Copérnico (1984), temáticas as quais foram incorporadas e confrontadas no processo de construção do Texto Teatral. Em relação à formatação do texto dramático, nos orientamos pelo trabalho de Ball (2011). Também utilizamos na fundamentação teórica a Peça Didática de Bertolt Brecht (1967; 1978), os trabalhos de Koudela (1992; 2007; 2010) e Steinweg (1992). Diante disso, sobre a aplicação prática realizamos leituras, debates e aplicação de questionários com os atuantes, em seguida as respostas foram categorizadas e analisadas e, a partir dessa análise, ensejamos que a atividade apresentou significativas contribuições na construção dos conhecimentos relacionados ao tema em questão, assim como às mudanças, parciais, de concepções equivocadas sobre a natureza da Ciência. Em razão disso, concluímos que essa prática pedagógica apresenta-se como relevante ao proporcionar uma compreensão mais adequada das questões epistemológicas suscitadas.

Publicado
2020-10-17