ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E FORMAÇÃO PARA O ENTENDIMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO DE FÍSICA
Socioscientific issues approach and formation for understanding in the context of physics education
Resumo
Neste trabalho, discutem-se possibilidades de formação para o entendimento, com fundamentos na teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas, em abordagem de questões sociocientíficas, no ensino de Física. Essa proposta formativa demanda o desenvolvimento de competência linguística e comunicativa; envolve a proposição e a análise de argumentos. A pesquisa foi desenvolvida em colégio técnico público, localizado em cidade do interior do estado de São Paulo, com 10 alunos, com 14 e 15 anos de idade, de curso técnico de Eletrônica, durante a realização de um minicurso pautado na temática da Eficiência Energética. Os dados foram constituídos por meio de gravação em áudio e pelas atividades realizadas pelos alunos (produção de textos, resolução de situações problemas). Entre os resultados, destacam-se possibilidades de formação para o entendimento considerando: envolvimento e posicionamento em argumentação, com instauração de discurso teórico, prático e crítica terapêutica e a explicitação de pretensões de validade; articulação entre âmbitos objetivo, social e subjetivo; análise de perspectivas diferenciadas e proposição de alternativas a problemas de natureza sociocientífica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.