AS MUDANÇAS OCORRIDAS NOS PROGRAMAS DE ENSINO DA FÍSICA, OS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FÍSICA E A INCLUSÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO DOS EXPERIMENTOS REMOTOS

Changes occurring in physics teaching programs, the learning of physics laboratory and the inclusion of new technologies in the development of remote experiments

  • Ivanor Nunes de Oliveira
  • Valteni Douglas Chaves
  • Marcos Gomes Prado
  • Carlos Takiya
  • Maísa Soares Santos Lopes
Palavras-chave: Ensino de Física, Laboratório Remoto, Educação à Distância

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo analisar o intenso desenvolvimento da Física ocorrido, particularmente, no século XX e que colocou tanto a escola de ensino médio quanto a universitária, em diversos países, diante de um problema muito complexo: como organizar, de forma inovadora, o ensino dessa ciência. Entre as propostas apresentadas para solucionar o problema criado, naquela época, destacam-se: 1) O PSSC (Comitê de Estudo de Ciências Físicas) que elaborou para o Ensino Médio um novo programa com manuais e materiais didáticos, incluindo práticas laboratoriais, demonstrações dos fenômenos e das leis físicas e projeções de filmes como parte significativa do seu conteúdo; 2) O “Curso de Física de Berkeley”, que significou um importante avanço na área da educação, dedicando atenção especial aos problemas envolvendo ensino da Física para estudantes dos primeiros semestres nas universidades americanas. Nesse contexto, o interesse está voltado para os procedimentos e metodologias relacionados ao ensino de Física, destacando-se a relação intrínseca entre teoria, laboratórios didáticos de medição, demonstração dos fenômenos e de leis físicas por meio de novas tecnologias utilizadas no desenvolvimento de laboratórios remotos.

Publicado
2020-10-16