ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
History approach of chemistry in basic education
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar em que medida a História da Química vem sendo abordada e trabalhada na Educação Básica em três escolas do município de Caçapava do Sul/RS. Foram realizadas entrevistas com docentes de Química e investigada a existência de abordagem da História da Química nos livros didáticos utilizados por esses professores. As entrevistas foram gravadas e analisadas de acordo com a metodologia de Análise Textual Discursiva – ATD. Como instrumentos de análise dos livros didáticos foram utilizados as categorias de análise sobre a História da Ciência. Percebeu-se, durante a pesquisa, que os docentes abordam a História da Química, muitas vezes, de forma descontextualizada, de modo a deixar de lado importantes reflexões sobre este tema. Observou-se, na análise dos livros didáticos, que os materiais e conteúdos sobre a História da Química costumam ser apresentados de forma superficial e objetiva, minimizando discussões sobre a natureza desta ciência. Desta forma, mostra-se como provável a necessidade de se motivar a formação de docentes com experiência nesta área, considerando que tal preceito está presente nos parâmetros nacionais do Ensino de Química e, no entanto, não tem sido dada a devida relevância na formação inicial. Ressalta-se, também, a importância de se propiciar estímulos que busquem uma formação docente, com um viés acadêmico, que valorize a formação de um professor reflexivo de sua prática profissional.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.