ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTEQUIOMETRIA: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DE UMA ATIVIDADE COM MODELOS MOLECULARES DESENVOLVIDA NO PIBID

Stoichiometric teaching and learning: Analysis of the contributions and limitations of an activity with molecular models developed at PIBID

  • Camila Silveira da Silva
  • Évelin Carolina Sgarbosa
  • Gabriela Agostini
Palavras-chave: estequiometria, modelos moleculares, PIBID

Resumo

Com o intuito de contribuir para o ensino de estequiometria, o grupo PIBID Química desenvolveu uma atividade sobre balanceamento de equações com utilização de modelos moleculares. Este artigo buscou analisar essa atividade de três diferentes formas: desempenho dos alunos do ensino médio, perspectivas dos licenciandos e das professoras supervisoras do projeto. Os resultados indicam um desempenho satisfatório dos alunos na atividade, e as principais dificuldades relacionavam-se ao balanceamento de equações com coeficientes estequiométricos fracionários. Além disso, a atividade se mostrou uma estratégia importante para o ensino e aprendizagem de estequiometria, principalmente quanto à compreensão da simbologia química, ao entendimento dos coeficientes estequiométricos nas reações e a associação entre os níveis submicroscópico e simbólico.

Publicado
2020-10-16