PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
Perception of Undergraduate Students of the Biological Sciences Course of a University of the Northeastern Semi-arid
Resumo
A formação docente mostra-se em alguns aspectos ineficaz quando os alunos de graduação são avaliados quanto aos aspectos didático-pedagógicos. O objetivo do trabalho foi verificar como alunos ingressantes e alunos concluintes respondem a práticas básicas de laboratório. De acordo com a experiência entre alunos de Licenciatura e Bacharelado do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, verificou-se que conhecimentos básicos referentes a
esse conteúdo são pífios. Através de questionários submetidos a alunos da graduação, verificou-se que os mesmos possuem conhecimentos, mas estes não estão condensados de uma forma sistemática, sendo necessária possivelmente uma reformulação da grade curricular, com a inserção de um componente curricular obrigatório que possa dar mais ênfase a esta parte prática do curso, de forma que possa auxiliar e aprofundar mecanismos de articulação e/ou dissociação entre teoria e prática, o que poderá contribuir para a construção de um currículo mais coerente com a realidade da sala de aula da educação básica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.