ABORDAGENS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS SOBRE FEIRAS DE CIÊNCIAS ADOTADOS POR PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO

Approaches and methodological procedures about Science Fairs applied by public school teachers in a municipality of the countryside of Pernambuco

  • Simão Dias de Vasconcelos
  • Marli Ferreira da Silva
  • Kênio Erithon Cavalcante Lima
Palavras-chave: educação pública, pedagogia de projetos, divulgação científica, ensino de Ciências

Resumo

Nós investigamos os procedimentos metodológicos e percepções sobre Feiras de Ciências adotados por professores da rede municipal de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Entrevistamos 26 professores de Ciências de 10 escolas, no primeiro semestre de 2011. Observamos que a maioria dos projetos tem caráter interdisciplinar e aborda temas da realidade dos alunos. O formato mais comum envolve palestras e exposições com participação de professores de outras disciplinas. O apoio de agências de fomento é escasso, assim como a disponibilidade de material e equipamentos nas escolas. O método mais comum de avaliação dos estudantes é o nível de participação nas atividades

Publicado
2020-09-30