TEMA GERADOR COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM QUÍMICA E BIOLOGIA
Generating theme as methodological strategy for the construction of knowledge in Chemistry and Biology
Resumo
Os fundamentos metodológicos da concepção educacional proposta por Freire se apoiam na dialogicidade e problematização em torno da realidade e das contradições sociais vivenciadas pelos estudantes, as quais se encontram representadas nos temas geradores. A obtenção de um tema gerador, segundo Freire (2014), ocorre por meio de uma investigação temática. Delizoicov (1990) sistematizou a investigação temática em cinco etapas: 1ª - levantamento preliminar da realidade, 2ª - análise das situações e escolha das codificações, 3ª - círculo de investigação temática, 4ª - Redução temática e 5ª - desenvolvimento do programa em sala de aula. Nesta perspectiva, o foco deste trabalho foi avaliar as implicações da utilização dos temas geradores na aprendizagem dos estudantes do ensino médio. Para isso, primeiramente, realizamos uma investigação temática na localidade pesquisada, com o propósito de obter o tema gerador. Os dados foram obtidos através de entrevistas e questionários aplicados a cerca de 150 membros da comunidade escolar, dentre eles: alunos do ensino médio, pais, professores, funcionários e moradores do entorno da escola. Dos resultados das duas primeiras etapas, emergiram os seguintes temas: violência, segurança, saúde, drogas, saneamento básico e infraestrutura. Na 3ª etapa, problematizou-se estes assuntos com toda comunidade escolar com o intuito de escolher o mais significativo, que foi “Drogas”. A partir deste tema gerador selecionou-se juntamente com os professores de Química e Biologia, os conteúdos necessários para a interpretação e compreensão desse tema (4ª etapa – redução temática). A partir disso, desenvolvemos diversas situações de ensino que foram aplicadas a duas turmas de 3ª séries do ensino médio de uma escola pública da cidade de Santa Maria, RS, Brasil. Os resultados deste trabalho demonstram que a utilização do tema gerador na estrutura do programa das disciplinas escolares favorece o ensino de Química e Biologia, bem como uma formação mais crítica e cidadã dos estudantes.
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