ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO EM MUSEUS DE CIÊNCIAS NA BUSCA POR INCLUIR ESTUDANTES SURDOS: ANALISANDO AS POSSIBILIDADES PARA SE CONTEMPLAR A DIVERSIDADE EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO

Knowledge’s Articulation at Science Museums in attempt to Include Deaf Students: Examining the Possibilities of Contemplating Diversity in Places of non-formal Education

  • Eduardo Andrade Gomes
  • Vinícius Catão
  • Charley Pereira Soares
Palavras-chave: Articulação do conhecimento, Espaços não formais de educação, Estudantes surdos, Inclusão

Resumo

Muitas das discussões atuais relacionadas ao Ensino de Ciências destacam a importância de os professores articularem atividades que possibilitem aos estudantes desenvolverem uma visão crítica e reflexiva sobre os conteúdos científicos. Para que isso se efetive, é necessário considerar a Escola como um espaço plural, caracterizada pela diversidade e pelas diferentes especificidades que povoam as salas de aula. Dessa forma, é importante pensar em estratégias de ensino capazes de contemplar a todos(as), de forma indistinta, garantindo o direito legítimo de acesso ao conhecimento científico. Uma dessas propostas seria o desenvolvimento de atividades em espaços não formais de educação, tais como as que acontecem nos Museus e Centros de Ciências. Pensando nessa possibilidade, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os curadores de três Museus e Centros de Ciências, localizados na cidade de Viçosa (MG). Por meio dessas entrevistas, buscou- se conhecer as atividades desenvolvidas nesses espaços, além de verificar se elas são acessíveis aos estudantes surdos, de modo a avaliar o potencial desses locais para se tornarem espaços alternativos e, ao mesmo tempo, complementares às salas de aula tradicionais (inclusivas ou não). Além das respostas obtidas com essas entrevistas, serão apresentadas também as percepções de um professor que realizou visitas com três estudantes surdos aos referidos Museus, no intuito de contrastar as ideias dos curadores com a realização de uma atividade prática nesses espaços.

Publicado
2020-09-30