EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA COMO MÉTODO DE APERFEIÇOAMENTO DO PERFIL EPISTEMOLÓGICO DOS ESTUDANTES DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Experiments in physical education as a method of improving the profile of students epistemological the seventh year of basic education
Resumo
Mostramos neste trabalho uma pesquisa qualitativa dos perfis epistemológicos dos estudantes do sétimo ano do ensino fundamental, em relação as suas adoções da sensação térmica como método para classificar se um corpo está quente ou frio. Percebemos que os estudantes a partir de um senso comum, indicam diferentes temperaturas para objetos que se encontram em equilíbrio com a temperatura ambiente. Acreditamos que tais intuições estejam atreladas ao perfil epistemológico destes estudantes que nos parece alicerçados em um pensamento pré-científico, caracterizado por um animismo latente. Propomos a possibilidade através de uma sequência didática experimental o entrelaçamento do racionalismo e o empirismo para potencializar o perfil epistemológico dos estudantes distanciando-os da intuição com a sensação térmica, com a utilização de um instrumento objetivo de medir temperatura
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