A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE PETRÓLEO E GÁS
Project Pedagogy in Higher Education in a Course About Technology in Oil And Gas
Resumo
Este trabalho descreve uma experiência com a utilização da pedagogia de projetos na organização de uma disciplina do Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás. A disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) é semestral e no início das aulas os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe do professor orientador um tema para ser pesquisado. O tema proposto é resultado de discussão entre o coordenador do curso e os professores ministrantes das disciplinas do semestre. No primeiro semestre de 2013, essa disciplina foi organizada seguindo os passos da pedagogia de projetos com o objetivo de investigar se essa nova organização facilitaria o desenvolvimento de competências ligadas à preservação e contaminação ambiental. Participaram dessa experiência doze alunos do 5° e 6° semestres do referido curso de uma universidade da rede privada da cidade de Santos (SP, Brasil). Embora os projetos desenvolvidos pelos alunos não envolvessem questões diretamente ligadas à indústria petrolífera, as competências desenvolvidas nessa disciplina podem ser estendidas para esse setor. Com essa experiência, observamos que a pedagogia de projetos possibilitou desenvolver as competências relacionadas à preservação ambiental, além de preparar o aluno para enfrentar novosdesafios que a indústria petroquímica vem trazendo para a região santista.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.