COMPREENDENDO O MODO DE VIDA AUTÓTROFO: CONCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE A FOTOSSÍNTESE

Comprehension of the autotrophic life mode: conceptions of students about photosynthesis

  • Cristina dos Santos Bianchi
  • Waisenhowerk Vieira de Melo
Palavras-chave: fotossíntese, mudança conceitual, terrário, ensino de Ciências e Biologia, construtivismo

Resumo

Tentando superar uma visão mecanicista do ensino de Ciências tradicional, propomos um trabalho sob uma perspectiva de ensino construtivista, onde o diagnóstico das concepções dos alunos é etapa fundamental para o seu desenvolvimento. Assim, buscamos analisar concepções de alunos do 2º ano do ensino médio de um colégio estadual do Rio de Janeiro sobre fotossíntese, e como compreendem o modo de vida autótrofo. Para isso, utilizamos uma avaliação diagnóstica contendo mitos sobre a fotossíntese, e propusemos a construção de um terrário que foi trabalhado com o auxílio de um estudo dirigido. Nossos resultados demonstram a necessidade de contemplar as lacunas de conhecimento adquiridas ao longo do ensino fundamental, e também as vantagens de um trabalho realizado com o intento do desenvolvimento de uma visão holística

Publicado
2020-09-30