COMPREENDENDO O MODO DE VIDA AUTÓTROFO: CONCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE A FOTOSSÍNTESE
Comprehension of the autotrophic life mode: conceptions of students about photosynthesis
Resumo
Tentando superar uma visão mecanicista do ensino de Ciências tradicional, propomos um trabalho sob uma perspectiva de ensino construtivista, onde o diagnóstico das concepções dos alunos é etapa fundamental para o seu desenvolvimento. Assim, buscamos analisar concepções de alunos do 2º ano do ensino médio de um colégio estadual do Rio de Janeiro sobre fotossíntese, e como compreendem o modo de vida autótrofo. Para isso, utilizamos uma avaliação diagnóstica contendo mitos sobre a fotossíntese, e propusemos a construção de um terrário que foi trabalhado com o auxílio de um estudo dirigido. Nossos resultados demonstram a necessidade de contemplar as lacunas de conhecimento adquiridas ao longo do ensino fundamental, e também as vantagens de um trabalho realizado com o intento do desenvolvimento de uma visão holística
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.