TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE TERMOQUÍMICA
Information technology and communication: Reflections about a didatics sequence of Thermochemistry
Resumo
É consenso nas pesquisas da área que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) são recursos importantes que precisam estar inseridos na prática escolar para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo, são apresentadas reflexões acerca da elaboração, da aplicação e da avaliação de uma sequência didática sobre Termoquímica com o uso de TIC. A sequência didática foi aplicada emuma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular de um município da região central do Rio Grande do Sul e foi composta de cinco aulas. Os resultados mostram que os alunos não estavam habituados a participar de atividades em aula que envolvesse o uso de TIC, que existe uma escassez de objetos de aprendizagem sobre o conteúdo de Termoquímica disponíveis na internete que o professor é um mediador importante para o processo de ensino e aprendizagem com TIC
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.