REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES SOBRE POLUIÇÃO DA ÁGUA
Social Representations in the Teaching of Chemistry: Students Perspectives on Water Pollution
Resumo
O presente trabalho discute dois movimentos de pesquisa inseridos no contexto da sala de aula de um curso técnico integrado ao ensino médio, no qual o professor-pesquisador atuou investigando sua própria prática docente. O primeiro movimento consistiuem explorar as diferentes dimensões que as representações sociais dos estudantes sobre o objeto “poluição da água” podem assumir. Nessa primeira etapa, a coleta de dados foi realizada por meio de questionário, centrando-se na técnica da associação livre de palavras, enquanto que a interpretação das informações foi concretizada mediante análise de conteúdo. O segundo movimento foi constituído pela descrição e análise de uma proposta pedagógica de cunho temático, centrada na problematização, que foi experimentada com a mesma turma, tendo em vista as especificidades e a importância de suas representações. Com base nas evidências que foram discutidas, inferiu-se que a aprendizagem de conhecimentos científicos foi potencializada pela abordagem dialógica desenvolvida, promovendo a participação ativa dos estudantes e a explicitação de conhecimentos originários do cotidiano
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.