POTENCIAIS E LIMITES DAS ANALOGIAS NO ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA DISCUSSÃO NO PROCESSO FORMATIVO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA
Potential and limits of analogies teaching of chemical equilibrium in basic education: a discussion on formation process of future teachers of chemistry
Resumo
Este trabalho buscou investigar o grau de percepção de estudantes de um curso de licenciatura em química sobre as potencialidades e limites do emprego de analogias no ensino da química no tema equilíbrio químico e promover uma discussão sobre as contribuições de um processo formativo no preparo desses futuros professores quanto ao uso das analogias como recurso de ensino. Os instrumentos para construção dos dados foram aplicação de um questionário semiestruturado e observações in locus das apresentações dos estudantes. Os resultados apontaram que apesar desses licenciandos reconhecem as analogias um recurso didático com um bom potencial no auxílio ao ensino-aprendizado da química, Analogiasdesconhecem seus limites e as desvantagens de sua utilização. Os resultados desta pesquisa sugerem um preparo mais adequado a respeito desse recurso na formação inicial do professor de química
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