EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS, UTILIZANDO GEOTECNOLOGIAS
Environmental Education in a Science Club, using Geotechnologies
Resumo
A pesquisa aqui apresentada foi realizada com estudantes do 5° e 6º anos do ensino básico, participantes do Projeto Clube de Ciências (Bioclube), em um colégio privado da cidade de Porto Alegre, RS. O objetivo da investigação foi compreender como ocorre a construção de conhecimentos sobre o tema meio ambiente, utilizando geotecnologias. Primeiramente, os conhecimentos prévios dos alunos foram diagnosticados pela aplicação de um questionário. Posteriormente, as atividades foram planejadas e aplicadas de acordo com o diagnóstico, envolvendo a interpretação de imagens obtidas do software Google Earth TM, uma oficina com aparelhos de GPS e a confecção de cartazes, entre outras. Para a coleta de dados foram utilizados questionários, diários de classe, produções textuais dos alunos, além de observações feitas ao longo das atividades no Bioclube. A investigação permitiu concluir que o uso das geotecnologias em uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre meio ambiente, no contexto de um clube de ciências, motivou os alunos a aderirem ao processo de construção de saberes, revelando que esses espaços e recursos tecnológicos favorecem a construção e reconstrução de conhecimentos ambientais
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