PLANTA OU VEGETAL? AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Plant or Vegetable? Alternative conceptions of the Middle School students

  • Thiago Saide Martins Merhy
  • Marcelo Guerra Santos
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Concepções Alternativas, Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo verificar a relação dos alunos do ensino fundamental, de colégios da zona urbana e rural, com as plantas, visando identificar e entender suas concepções alternativas e confrontá-las com o conhecimento científico. A pesquisa foi realizada em 3 escolas localizadas no estado do Rio de Janeiro, Brasil e a coleta de dados através de questionários abertos. Os resultados encontrados nos deram a possibilidade de observar que a maioria dos alunos dos três colégios pesquisados, possui concepções alternativas, acreditando haver diferenças entre plantas evegetais. A inserção de uma situação problema em sala de aula estimulou a aprendizagem do conteúdo de Botânica, sendo capaz de promover o confronto entre as concepções alternativas e as concepções científicas

Publicado
2020-09-25