EDUCAÇÃO CTS E GENÉTICA. ELEMENTOS PARA A SALA DE AULA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS
STS Education and Genetics. Elements for the classroom: potential and challenges
Resumo
Com base no desenvolvimento de uma experiência de ensino e aprendizagem, o artigo analisa a aplicação do Enfoque CTS em aulas de Biologia dedicadas a conteúdos de Genética. A pesquisa fundamentou-se nas abordagens qualitativas de investigação educacional, configurando-se dentro da modalidade de pesquisa de intervenção. O projeto foi realizado em uma escola pública localizada no município de Jequié/BA, envolvendo 19 alunos, integrantes de uma turma regular de 3º ano do ensino médio. Os dados foram coletados ao longo de todo o processo, com a utilização dos seguintes métodos e técnicas: i) observação participante, ii) coleta do material textual produzido pelos alunos; iii) aplicação de questionário; iv) fotografias; v) grupo focal; vi) dados obtidos por meio do controle da frequência dos estudantes, vii) entrevista com a professora da turma. Para amparar o processo de análise lançamos mão das seguintes categorias: i) articulação da tríade CTS e aspectos sobre a natureza da ciência; ii) metodologia e recursos didáticos; iii) percepções dos alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem; iv) percepções da professora da turma sobre o processo desenvolvido; v) percepções da professora/pesquisadora sobre o trabalho realizado. Ao final do trabalho, inferimos que a proposta realizada ofereceu significativa contribuição para subsidiar mudanças nos processos de ensino e aprendizagem, em função de aspectos como o enriquecimento dos temas estudados para além da dimensão conceitual, com a adoção de uma abordagem contextualizada dos conteúdos, a diversidade de estratégias e recursos didáticos empregados, e a intensificação da interação entre professores e alunos, com a construção de uma “atmosfera” de ensino e aprendizagem mais dialógica. De forma geral, a análise dos dados obtidos na pesquisa permitiu a identificação de limites e possibilidades relacionados à utilização do Enfoque CTS no ensino de Biologia.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.