GALILEU, KEPLER E SUAS DESCOBERTAS: ANÁLISE DE UMA PEÇA TEATRAL VIVENCIADA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Galileo, Kepler and their discoveries: analysis of a theatrical play experienced by primary and secondary education students

  • Rodrigo Baldow
  • Ana Paula Teixeira Bruno Silva
Palavras-chave: Ensino de física, história da ciência, teatro, processo lúdico de ensino e aprendizagem

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência didática que teve como objetivo investigar as concepções de estudantes sobre as teorias Geocêntrica e Heliocêntrica, as descobertas de Galileu e as Três Leis de Kepler, bem como verificar suas visões sobre a ciência como verdade absoluta, ou não, a partir de uma atividade teatral. Essa vivência foi realizada com estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que construíram, junto com o seu professor de Física, uma peça de teatro que tratou de conhecimentos da História da Astronomia. Após cinco meses da exibição do espetáculo, foi aplicado um questionário, com seis questões, com o objetivo de verificar as contribuições dessas atividades para a construção do conhecimento científico. Diante dos resultados, observou-se que os estudantes, em sua maioria, conseguiram mobilizar suas ideias e levantar hipóteses, refletindo e estabelecendo relações entre as situações vivenciadas e o tema em estudo. Desse modo, essa experiência didática pode ser uma prática pedagógica a ser utilizada por professores de Física, bem como das diversas áreas do conhecimento, que se constitui como um processo lúdico de ensino e aprendizagem do conhecimento científico

Publicado
2020-09-25