UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE FÍSICA POR MEIO DE INVESTIGAÇÃO MULTIMODAL REPRESENTACIONAL
An experimental activity of physics by means of representational multimodal research
Resumo
A nossa proposta de uma atividadede investigação multimodal (AIM) procurou unir a autonomia da metodologia de investigação com o aprofundamento na aprendizagem defendido pelas pesquisas em multimodos e múltiplas representações. Foi aplicada no curso de licenciatura em química, na disciplina introdutória de física, em dois semestres consecutivos, e acompanhada por avaliação qualitativa e quantitativa. A maioria dos alunos considerou a AIM melhor do que o ensino tradicional, especialmente na motivação e na compreensão dos conteúdos. Os alunos responderam, no início e no final do semestre, o questionário Force Concept Inventory –FCI e o questionário em escala Likert em duas variáveis: ̈orientação à meta de realização aprender ̈ e ̈estratégia pessoal de estudo ̈. O FCI indicou que o ganho alcançado pela AIM foi maior do que o ganho atribuído ao ensino tradicional apresentado na literatura. O questionário em escala Likert mostrou que os alunos apresentaram, no final do semestre, um grau maior de motivação para aprender física.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.