UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE FÍSICA POR MEIO DE INVESTIGAÇÃO MULTIMODAL REPRESENTACIONAL

An experimental activity of physics by means of representational multimodal research

  • Alcides Goya
  • Carlos Eduardo Laburú
Palavras-chave: Atividade de investigação, Multimodos e múltiplas representações, Motivação para física, Estratégia de ensino

Resumo

A nossa proposta de uma atividadede investigação multimodal (AIM) procurou unir a autonomia da metodologia de investigação com o aprofundamento na aprendizagem defendido pelas pesquisas em multimodos e múltiplas representações. Foi aplicada no curso de licenciatura em química, na disciplina introdutória de física, em dois semestres consecutivos, e acompanhada por avaliação qualitativa e quantitativa. A maioria dos alunos considerou a AIM melhor do que o ensino tradicional, especialmente na motivação e na compreensão dos conteúdos. Os alunos responderam, no início e no final do semestre, o questionário Force Concept Inventory –FCI e o questionário em escala Likert em duas variáveis: ̈orientação à meta de realização aprender ̈ e  ̈estratégia pessoal de estudo ̈. O FCI indicou que o ganho alcançado pela AIM foi maior do que o ganho atribuído ao ensino tradicional apresentado na literatura. O questionário em escala Likert mostrou que os alunos apresentaram, no final do semestre, um grau maior de motivação para aprender física.

Publicado
2020-09-25